MEGA PLANTIO SOROCABA

Descaso com a arborização urbana de Sorocaba


Muitos consideram que quando se planta uma muda, planta-se uma promessa, uma esperança.
O 1º Mega Plantio da prefeitura de Sorocaba-SP foi realizado numa Área de Proteção Ambiental (APP) no Jardim Santa Marina, totalizando segundo a comunicação da prefeitura de Sorocaba-SP cerca de 300 mil metros quadrados de área verde, ao longo do Rio Sorocaba, na Zona Norte da cidade. A Prefeitura, em release enviado aos jornais no dia 24/11/10 aborda alguns aspectos da área: “A área que engloba parte do Jardim Santa Marina, chega até o Jardim Santo André II, nos antigos pontos de inundações e áreas de risco, onde moravam algumas das famílias que invadiram a área e foram transferidas para o Jardim Renascer.
          O 2º Mega Plantio aconteceu no canteiro central de um trecho da Av. Itavuvu, também na Zona Norte. O release da Prefeitura enviado aos jornais no dia 21/11/11. Informava que: “o plantio será realizado nos sete quilômetros de extensão do canteiro central da Avenida Itavuvu, na Zona Norte da cidade (...). Esta região é o atual eixo de desenvolvimento de Sorocaba, com a instalação da fábrica da Toyota, do Parque Tecnológico e do Parque da Biodiversidade. O plantio de 2012 terá um novo conceito: o de Avenida Parque. O canteiro central da Itavuvu possui 14 metros de largura e, destes, 8 metros serão usados para o plantio, um total de 56 mil m² de área”.
            O 3º Mega Plantio aconteceu no recém criado Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade, localizado numa área anexa ao Parque Tecnológico e próxima à nova fábrica da Toyota, na Zona Norte da cidade.
            Os demais MEGA PLANTIOS, denominados MEGA PLANTIO ESCOLAR foram executados com a ajuda exclusiva de alunos das escolas municipais de Sorocaba. As áreas disponibilizadas para as edições dos Mega Plantio Escolar se caracterizavam como áreas públicas em estado de degradação, ou em parques e praças recém construídas, em áreas verdes de loteamentos localizados em bairros periféricos da cidade. A Prefeitura deu preferência às áreas verdes localizadas mais próximas às escolas das crianças que participaram do plantio. No release enviado pela prefeitura no dia 19/04/11 a Secom informa:"Essa é uma das etapas do nosso Plano de Arborização Urbana, mas com um caráter educativo. Por isso escolhemos algumas áreas públicas próximas as nossas escolas municipais, para que haja realmente um envolvimento com os alunos", explica a secretária do Meio Ambiente. A próxima edição do Mega Plantio Escolar vai acontecer em maio, em áreas públicas da Zona Oeste da cidade.(...) Além da educação ambiental, o Mega Plantio Escolar está recuperando áreas degradadas, com histórico de queimadas e que antes serviam para depósito de lixo e entulho. "Agora estamos transformando essas locais em uma área de lazer para a comunidade", contou o prefeito. Além da limpeza, a Prefeitura construiu calçada e o próximo passo será implantar alguns pontos de iluminação. Até o final do ano, a área ainda vai receber bancos e uma quadra de areia.(...) E a população local ficou satisfeita com todo esse trabalho realizado pela Prefeitura de Sorocaba. Nivaldo Luz, de 47 anos, é um deles. Morando no local há 13 anos, ele contou que a área ao lado do Centro Esportivo do Maria Eugênia sempre foi local onde a população depositava todo tipo de entulho. "Eu já vi jogarem sofá, pneu, material de construção. E com isso aparecia tudo que é tipo de bicho na minha casa, como escorpião, barata, rato. Era terrível! Agora que a Prefeitura limpou tudo e com esse plantio tudo vai melhorar", contou. 
            Essas áreas verdes são incorporadas ao poder público, por força da lei nº 6.766/79 (Parcelamento do Solo Urbano), que em seu artigo 22, exige do loteador a transferência compulsória e gratuita de áreas verdes ao patrimônio municipal. Tal ocorre porque o ente público deve ser mais habilitado à defesa, à preservação e à manutenção de tais espaços, verdadeiros oásis ecológicos que fomentam o equilíbrio socioambiental do meio urbano. Estudiosos também ressaltam que:O artigo 17 da lei 6.766/79, ao vedar expressamente ao loteador a disposição sobre as áreas livres e demais constantes no loteamento aprovado, também vedou, de forma implícita, a livre disposição desses bens pelo Município. Em outras palavras, a respectiva área foi concedida á municipalidade, à título gratuito, por força de aprovação de loteamento, com a finalidade específica de se tornar um ponto de lazer e de compensação ecológica pelo impacto ambiental gerado pela especulação imobiliária.”
            Segunda a prefeitura de Sorocaba-SP, supostamente foram plantadas e distribuídas, , mais de 500 mil mudas de árvores nativas e exóticas para o cumprimento desses TCRA's e TAC's.



            Sabendo que esses plantios/doações foram recobertos de grande ação “marketologica” e de enorme exposição na mídia foram, em primeiro objetivo realizados para CUMPRIMENTO de TCRA's e TAC's, QUEM e COMO estão sendo feitas as MANUTENÇÕES e a CONDUÇÃO desses plantios?
1.     A sobrevivência árvores plantadas nessas áreas estão sendo monitoradas por quem/ que órgãos?
2.     As mudas estão sendo substituídas de fato conforme morrem?
3.     Existe algum documento que comprove a eficácia desses plantios?
4.     Quanto foi efetivamente investido na produção, compra, transporte, plantio e manutenção das mudas, insumos e equipe de manutenção?
5.     Quanto já foi efetivamente gasto com propagandas nas diversas mídias ao longo desses anos com esse tema?
6.     Onde estão cópias dos relatórios feitos pela prefeitura de Sorocaba que são de obrigatória apresentação a CETESB aos 6 meses de plantio, 12 meses, 18 meses e 24 meses após o plantio?
                        A Prefeitura Municipal de Sorocaba possui a obrigação legal de cuidar desses espaços públicos que na verdade, já são caracterizados como uma compensação ecológica causada pelos impactos ambientais gerados pelos novos empreendimentos imobiliários.  “Nesse sentido, a proteção e preservação das áreas verdes urbanas são necessidades prementes que nos remetem à função social e ambiental das cidades, demandando cuidadosa atenção do poder público e da própria sociedade civil”.
Quem plantou, COBRA os resultados prometidos! Onde e como estão aquele monte de árvores?? Os mega-plantios, tiveram mesmo uma mega-propaganda e nenhum mega-cuidado. Enfim foi mais um mega-fiasco da gestão de um ex-prefeito megalomaníaco.
"As únicas pessoas que se enfurecem ao ouvir a verdade, são aquelas que vivem a mentira."

SOBRE O MEGA-PLANTIO de Sorocaba-SP e as supostas 500.000 árvores plantadas.
Quantas ainda estão vivas? Receita infalível de insucesso. Quando o marketing da coisa começa a ser mais importante que a coisa em si, é hora de parar e repensar tudo: objetivos, planejamento, estratégias
Sorocaba-SP não precisava de recordes. Precisava de árvores bem plantadas e muito bem cuidadas. Precisava de programa de arborização que buscasse menos os recordes e mais a regularidade no plantio e na exigida manutenção, isso sim teria mais utilidade. As ações de governo deveriam estar mais focadas nos resultados do que no esforço propagandístico, que acabou soando oportunista. Quando o marketing da coisa ficou mais importante que a coisa em si já estava mais do que na hora de ter parado.

São 16 anos de “projetos” de arborização da prefeitura de Sorocaba-SP, ou melhor de pura propaganda enganosa. Em tese deveríamos ter plantadas em Sorocaba quase 1 milhão de árvores, por conta das compensações ambientais...e a prefeitura corta 10 árvores por dia. Parabéns para nós que um dia acreditamos em palavras, propagandas e projetos.



Histórico da arborização urbana de Sorocaba-SP


Imagem 5: Projeto “MINHA CIDADE MAIS VERDE” (muita propaganda baixo resultado) 2001.


Veja na imagem acima, copiada de um dos milhares folders emitidos pela prefeitura de Sorocaba em 2002 com o compromisso assumido e ainda não cumprido de plantar 150 mil árvores em 02 anos e de que modo isso seria feito:

A) Plantio de 60.000 mudas em passeios;

B) Plantio de 90.000 mudas em áreas verdes;

C) Valorização da flora Nativa;

E) Educação ambiental através de recursos públicos e privados; e

F) Implementação total do programa em dois anos.

Não chegaram de fato a plantar a metade das quaresmeiras, ligustres, aroeiras, aroeiras molle, resedás e ipês.





MEGAPLANTIOS de 2010 da prefeitura de Sorocaba-SP.
Muitos consideram que quando se planta uma muda, planta-se uma promessa, uma esperança.




SEGUNDO MEGA PLANTIO



Atualizado em 06/06/2013 09h15
Áreas do Mega Plantio de Sorocaba, SP, sofrem a falta de manutenção
Árvores morreram ou apresentam pouco desenvolvimento.
Prefeitura alega que áreas têm manutenção a cada 90 dias.

Em alguns pontos onde foram realizados os Mega Plantios de Sorocaba (SP), as mudas morreram ou tiveram o desenvolvimento abaixo do esperado. O motivo, segundo os especialistas, é a falta de manutenção.
Um ano e dois meses depois, na área onde foi realizado o segundo Mega Plantio da cidade, há muitas árvores e pouco espaço para elas crescerem. Segundo o biólogo Demis Lima, esta é uma técnica de reposição de mata nativa. O problema é que ela foi aplicada ao lado de uma avenida. “As árvores podem cair, e vai dar mais trabalho para fazer a manutenção”, explica.
Se a região do segundo Mega Plantio vai precisar de muito manejo, em boa parte da área do primeiro, o trabalho vai ter que ser refeito. O local está repleto de árvores, mas poucas vigaram.
A região fica ao lado de uma pista de caminhada. Um incêndio destruiu vários pontos dos terrenos usados para plantio das mudas, no Jardim Santa Marina II. Muitas árvores morreram, mas antes mesmo da queimada, a região já apresentava problemas. As mudas que foram plantadas em dezembro de 2010, e deveriam estar bem maiores, segundo o biólogo. Ele afirma que faltou manutenção.
A Prefeitura de Sorocaba já realizou até agora três Mega Plantios na cidade, entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012. Nessas operações, foram plantadas 180 mil mudas. Os plantios mobilizaram milhares de pessoas.
Apesar disso, faltou gente para cuidar das árvores depois. “O local fica abandonado, e as mudas competem com o mato. Nessa, o mato sempre vai ganhar”, explica o biólogo.
Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Sorocaba informou que a manutenção das árvores é realizada a cada 90 dias.
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/06/areas-do-mega-plantio-de-sorocaba-sp-sofrem-falta-de-manutencao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!