ARBORIZAÇÃO SOROCABA

INVENTARIO DA ARBORIZAÇÃO URBANA VIÁRIA DA CIDADE DE SOROCABA-SP

O que se têm de fato: 200.000 árvores
A quantificação da arborização urbana tem sido realizada através de indicadores dependentes e independentes da demografia, expressos, respectivamente, em termos de superfície de área verde/habitante (IAV = Índices de Áreas Verdes) ou porcentual do solo ocupado pela arborização (PAV = Porcentual de Áreas Verdes).
A existência do índice de 12m² de área verde/habitante considerado ideal, arraigados e difundidos no Brasil e atribuído à ONU (Organização das Nações Unidas), OMS (Organização Mundial de Saúde) ou PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Esse índice não é conhecido por essas instituições e supõem que deve se referir somente às categorias de parques de bairro e distritais/setoriais, ou seja, áreas públicas com possibilidades de lazer ao ar livre.
A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) propôs como índice mínimo para áreas verdes públicas destinadas à recreação o valor de 15m²/habitante (SBAU, 1996).

Analise histórica, quantitativa e qualitativa da arborização urbana de Sorocaba

Sorocaba já teve no passado ao longo de sua história planos de arborização. Neste levantamento carecemos de informações mais precisas até o final da década de oitenta.



Programa de arborização uma espécie por rua-bairro

Segundo levantamentos realizados junto as equipes da Secretaria de Obras da prefeitura de Sorocaba, entre os anos de 1989 a 1992, chefiadas pelo arquiteto Sakai Watanabe, na gestão do ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio, realizou um Plantio de maciços de árvores, em bairros e de ruas com as mesmas espécie, dentre elas -  Tipuanas, Quaresmeiras, Ipês-amarelos, Sibipirunas, Ligustros e Resedás.
Grande parte dessas espécies infelizmente estão causando  problemas nos dias de hoje. Como exemplo pode-se citar: muitas das calcadas nas regiões adjacentes ao centro e ao centro expandido do município têm apenas 1,20 metros. Ao longo do tempo espécies de grande porte como Tipuanas mostraram-se inadequadas para arborização urbana de calcadas tão diminutas. Dados sobre a quantidade de mudas plantadas neste período de arborização não foi conseguida junto a prefeitura, mas a metodologia incluía o plantio das mudas com a participação dos educadores e alunos das escolas publicas em forma de mutirões integrados.  Grande parte das arvores urbanas adultas que temos hoje no município, nas ruas, avenidas e maciços ciliares urbanos por onde passa a atual ciclovia da marginal Dom Aguirre lá estão por causa deste plano.

Programa de arborização Minha cidade mais verde

De acordo com a entrevista com equipe da Secretaria de Obras do município, o programa de arborização Minha cidade mais verde previa o plantio de 150.000 árvores, com educação ambiental e participação popular, plantio repartido em 48 setores.   Os dados dos relatórios técnicos que foram encaminhados a  Secretaria de obras (SEOB) pela equipe de campo de 2002/2003 demonstram que foram atendidos 12 setores/bairros do 48 previstos, Julio Mesquita, Vila Excelsior, Jd. Ipiranga, Wanel Vile I e II, Pq. Ouro Fino, Julio de Mesquita Filho, Santa Bárbara, jd são paulo, Jd Paulistano, jd Simus, Jd Capitao.
Foram efetivamente plantados 75.000 árvores, em bairros novos e ou até então em bairros com poucas árvores.  Do total de 75.000 arvores mais de 50% não sobreviveu por falta de cuidados e ou principalmente pela depredação pelos munícipes, em parte pela falta de educação ambiental setorizada prevista no projeto, que infelizmente não acorreu. Segundo funcionários que trabalharam no plantio e substituição destas mudas mortas a maior depredação ocorreu no entorno aos grupos escolares desses setores onde ocorreram os plantios.

RESULTADOS DO LEVANTAMENTO DE DADOS
Para a análise preliminar da arborização viária da cidade de Sorocaba, analisou-se  os  levantamentos realizados  pela equipe do programa de arborização da prefeitura  Minha Cidade Mais Verde (2002/2003) Zona norte e oeste da cidade, pelos estudos empreendidos nas ruas do centro expandido do bairro jardim vergueiro (Watanabe, 2005),  pela equipe do Clube de jardinagem e arboricultura ( JARBO)  no Bairro Jardim Bandeirantes (Lima 2008) zona leste, e por (Benitez 2008) no Bairro Jd. Saíra e vila Rica zona oeste, tais levantamentos nesses diferentes bairros demonstraram:
1)    Em 360 ruas, somaram-se 3029 árvores, 8,40 arvores por rua em media nestas diferentes áreas do município.
2)    A altura media das arvores foi de 3,7 metros,
3)     DAP médio foi de 14 centímetros,
4)    Diâmetro médio de copa de aproximadamente em 06 metros, 
5)    Foram encontradas 57 espécies, sendo que 08 delas totalizaram 64% da população arbórea.

Sorocaba possui hoje
  • 5300 ruas e 337 praças, o presente levantamento mostrou que os trabalhos aqui mencionados trabalharam em 360 ruas, ou seja 6.4%,das ruas da cidade,
  • Com base nos dados desses levantamentos pode-se estimar que Sorocaba possui em media 40.000 árvores em suas ruas ( 5.000 ruas com em média 8 árvores cada), ou seja uma árvore urbana viária para cada 17 habitantes,
  • Não foram computados aqui os indivíduos e comunidades arbóreas existentes em 23 parques e áreas livres de lazer já urbanizadas, as 337 praças e áreas particulares com seus quintais e jardins, que se computados podem geram um número  aproximado de 200.000 ou uma árvore para cada três pessoas do município;
  • Em relação à copa das árvores o diâmetro médio de 06 metros, raio é de       3 metros, a área da copa é de 14 m2 , quando este valor é multiplicado pelo número total estimado de árvores (200.000) temos um total de 2.800.000 m2 de copa, para 597.957 habitantes, ou seja, 4,6 m2 por habitante.

A arborização urbana das ruas e avenidas do município de Sorocaba neste momento não é satisfatória em número quando comparados a outras cidades modelo do Brasil que tem em média uma árvore urbana por habitante sendo consideradas as cidades mais arborizadas do País: Porto alegre (1.400.000 habitantes / 1,2 milhão de árvores urbanas), Goiânia ( 1.600.000 habitantes / 1,3 milhão de árvores urbanas),  João Pessoa (700.000 habitantes / 600 mil árvores urbanas). Não apresenta  distribuição homogênea entre os bairros  e, muitas vezes, a escolha e o manejo  inadequado  das espécies ao longo do tempo vem gerando diversos transtornos a população e aos órgãos competentes que tem que lidar com as conseqüências. A defesa civil notificou que de janeiro a julho de 2009, que 61 árvores adultas com as chuvas e ventos fortes tombaram.
As questões mais preocupantes referem-se aos conflitos dos elementos arbóreos e arbustivos com os elementos arquitetônicos da área urbana e com o pensamento coletivo dos munícipes sobre a questão.
O cumprimento efetivo do plano diretor de arborização de Sorocaba torna-se desejável, a fim de melhorar as condições de fitossanidade das espécies, distribuição dos exemplares, manejo, entre outros.

QUERO MINHA CIDADE MAIS VERDE DE VERDADE
A arborização urbana é caracterizada principalmente pelo plantio de árvores de porte em praças, parques, nas calçadas de vias públicas e nas alamedas. Constitui hoje em dia uma das mais relevantes atividades da gestão urbana, devendo fazer parte dos planos, projetos e programas urbanísticos das cidades. Todo o complexo arbóreo de uma cidade, quer seja plantado ou natural, compõe em termos globais a sua área verde.
PAINEIRA CENTENÁRIA TOMBOU, SOOU O ALARME

Em meados de Dezembro de 2006, após a queda da paineira centenária nas proximidades do Terminal Santo Antonio de ônibus, não pude deixar de me preocupar com o futuro das antigas árvores urbanas que existem em Sorocaba; e na emergente necessidade de um monitoramento constante da saúde destes indivíduos arbóreos da nossa flora.


MINHA CIDADE MAIS VERDE E MEGA PLANTIOS

Nos divulgadíssimo projetos de arborização "Minha Cidade Mais Verde" e " MEGA PLANTIOS", apregoados nas gestões dos ex-prefeitos Renato AMARAY e Vitor LIppi  pela equipe de comunicação da prefeitura de Sorocaba, parece não ter sido contemplado esta séria questão.




PREFEITURA & TRANSPARÊNCIA


Assim sendo desde  de  2007 por meio de diversos telefonemas e cartas formais solicito informações sobre este projeto objetivando obter os documentos que satisfaçam a todas as minhas dúvidas.


MINHA CIDADE MAIS VERDE DE VERDADE COM A POPULAÇÃO COLABORANDO

Tenho enorme interesse sobre nos dados sobre a arborização urbana de Sorocaba, esses dados foram levantados pela equipe do projeto: “Minha cidade mais verde” e pessoal do MEGA Plantio, bem como os dados atualizados sobre a arborização urbana do nosso município. Os dados serão de grande valia para minhas futuras e relevantes ações sobre a questão da arborização urbana em Sorocaba.


Dentro das minhas diretrizes como Biólogo, botânico e eco-educador estão:

A) Coleta e beneficiamento de sementes urbanas e de produção de mudas para fins eco-educativos;
B) Estimulo a observação do ciclo natural das árvores da nossa cidade;
C) Participação pró - ativa no planejamento da arborização urbana do município com sugestões e colaboração científica;
D) Divulgação de dados relevantes neste blog, em sites afins e outros veículos de comunicação sobre o plano de arborização que vem sendo efetuado pela equipe da prefeitura de Sorocaba-SP;
E) Desenvolvimento de atividades de educação ambiental com crianças, jovens e adultos em que o tema: “ Importância da Arborização e desaquecimento local”;
F) Confecção e instalação de placas com os nomes das espécies arbóreas de diferentes regiões da cidade de Sorocaba-SP.
G) Colaboração no estímulo a criação de um jardim botânico municipal para a realização de atividades, conservacionistas, científicas e eco-educativas, Sorocaba merece!

(...)

Como me disse a atendente da prefeitura na Prefeitura num tom que foi um misto de ironia e desdém ao carimbar e protocolar semanalmente as minhas sucessivas solicitações sobre os detalhes do "Minha Cidade Mais Verde" e dos MEGA PLANTIOS :
"- O senhor é mesmo brasileiro hein? Nossa ...não desiste nunca!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!