domingo, 19 de outubro de 2014

Vereador denuncia existência de "quadrilha" em secretarias

17/10/14 | PREFEITURA
Vereador denuncia existência de "quadrilha" em secretarias
José Crespo (DEM) aponta crimes nos setores de saúde e fiscalização



Carlos Araújo
carlos.araujo@jcruzeiro.com.br

Num dia marcado por intensos debates na Câmara de Sorocaba, por conta da queda do secretário da Saúde Armando Raggio e da votação do Plano Diretor do município, o vereador José Crespo (DEM) denunciou ontem, em discursos na tribuna, a suposta existência de "quadrilhas" na secretaria da Saúde e no setor de fiscalização de empreendimentos imobiliários da Prefeitura. Ele também envolveu o Instituto Moriah, contratado pela Prefeitura para administrar o hospital Vera Cruz.

No caso da secretaria da Saúde, Crespo, a partir de informações que recebeu eu seu gabinete, disse que "o problema do (Instituto) Moriah é que eles são laranja e participaram, atuaram como laranja de uma quadrilha instalada na secretaria municipal de Saúde". E continuou, referindo-se ao Instituto Moriah: "Aceitaram ordens superiores, mas percebendo irregularidades e até crimes que estariam sendo cometidos, eles (Instituto Moriah) começaram a se municiar de documentos, eles têm um dossiê muito bom que poderá ser apresentado a qualquer momento". E acrescentou: "Essa história está só começando. Eu sou novato nesta investigação. Nós vamos até o fim, doa a quem doer."

Apimentando o debate, o vereador Marinho Marte (PPS) lembrou que, além de Sorocaba, o Instituto Moriah prestou serviços em Conchas, celebrou contrato com a Prefeitura de Votorantim e se prepara para prestar serviços em Iperó. E comparou: "Curiosamente, e mal explicavelmente, governos municipais ligados ao PSDB."

Marinho também aproveitou a discussão para comentar a saída de Armando Raggio da Secretaria da Saúde: "Eu espero que efetivamente o prefeito Pannunzio (Antonio Carlos Pannunzio) tenha passado uma borracha nessa situação." Também classificou como "aberrações que a população de Sorocaba sofre com este maldito trabalho que se desenvolveu com a Central de Regulação de Vaga." Esta Central foi criada durante a gestão de Armando Raggio para ordenar a demanda de atendimentos na área de saúde.


Na fiscalização


Na fiscalização de empreendimentos imobiliários, Crespo descreveu a existência da seguinte situação na Prefeitura: ele disse que o quadrilheiro se comunica assim com o empreendedor que quer fazer um loteamento em local indevido: "O quadrilheiro diz: no momento não tem jeito, mas eu vou fechar os olhos, não fiscalizo, eu impeço que o fiscal vá lá para flagrar a construção desse seu futuro loteamento. Você aguarda um pouquinho que a gente está trabalhando para mudar o zoneamento, vai estar regularizado. Então quando vem um projeto de lei como este, dizendo que quer regularizar, isto é a ação criminosa da quadrilha que existe na Prefeitura. Infelizmente tem quadrilhas em quase todas as secretarias. É isso que a quadrilha fala."

Segundo Crespo, a quadrilha incentiva que o empreendedor imobiliário construa e garante que a fiscalização não vai incomodá-lo. "É um problema de falta de fiscalização, e não é que não tem fiscal. A quadrilha não quer que o fiscal atue. É claro que o fiscal também morde um pouquinho da propina. Não há fiscalização nenhuma." E, como exemplo, disse que o bairro Genebra tem vários loteamentos clandestinos: "Alguém diria: mas a Prefeitura não sabe? Sabe. Mas está recebendo suborno para não ir lá."

Segundo Crespo, a fiscalização abre caminho para o loteamento ser efetivado e promete não fiscalizar: Ele criticou: "Não se fiscaliza nada. Alguém sabe de alguma fiscalização que a Prefeitura está fazendo? É propina. Nunca houve tanta propina correndo nos bastidores como nos últimos 10 anos."

Notícia publicada na edição de 17/10/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

"FAZENDO PARTE DA SOLUÇÃO" é um espaço que tem como objetivos principais divulgar ações concretas da política ambiental no município de Sorocaba-SP. Tem como meta colaborar pró - ativamente atuando efetivamente nas causas dos problemas ambientais; propondo diversas soluções, informando e mobilizando os cidadãos-leitores deste blog.Problemas ambientais permanentes não se resolvem com soluções imediatistas, populistas e politiqueiras.
Sim, eu quero e faço parte da solução.

Demis Lima
Biólogo, Botânico e Educador Ambiental
CRbio: 43263/01D
Cadastro Técnico Federal: 5884857
0xx (15) 9 9709 5693 / 0xx (15) 3217 2833


REDES SOCIAIS:
google.com/+DemisLima

 FAZENDO PARTE DA SOLUÇÃO (Meu blog sobre meio ambiente):


 "Pensando no futuro, cultivamos no presente: jardins, árvores e amigos."  JARBO (Jardinagem, arborização e Bonsai)
https://www.facebook.com/JARBONSAI               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação!